Apresentação

Apresentação

Através da observação e análise da vivência acadêmica do Curso de Relações Internacionais, notou-se a ausência de uma publicação que divulgue os trabalhos científicos e as criações dos alunos de graduação e demais profissionais da área. Dessa forma, reuniu-se um grupo de graduandos do Curso de Relações Internacionais, no ano de 2009, que resolveu produzir uma Revista, de cunho científico/acadêmico, destinada à publicação de trabalhos inéditos, científicos e/ou artigos sobre as relações internacionais (pesquisa bibliográfica), sem fins lucrativos.

A contribuição do projeto para o conhecimento é de grande relevância, tendo em vista, a difusão científico/acadêmica de obras e trabalhos de alunos, professores, escritores e pesquisadores, em âmbito regional, nacional e internacional. Visa-se, assim, o intercâmbio de idéias e produções, na área de Relações Internacionais, com o objetivo de enriquecer e fomentar essa área do conhecimento, fortalecendo e destacando a imagem do Curso de Graduação em Relações Internacionais da UFSC, perante a sociedade científica e as instituições acadêmicas.

Visamos, através desse projeto, consolidar a prática de pesquisa e de elaboração de textos críticos aptos à publicação e o intercâmbio de idéias criativas e propostas edificadoras. A falta de veículos dispostos a incentivar e publicar a produção de artigos e ensaios escritos por graduandos contribui para as deficiências da formação acadêmico/intelectual desses alunos. Tais problemas, se não prejudicam a graduação, são detectados posteriormente, quando o graduado tenta dar continuidade à sua permanência na academia, nos cursos de pós-graduação ou como pesquisador.

Nós, como graduandos e sedentos de conhecimento e realizações, esperamos edificar uma revista que esteja dentro dos padrões que um bom periódico científico exige, em termos de normalização e qualidade, entretanto, isso deve acontecer sem nos afastarmos de nossa proposta, privilegiando a produção teórica dos acadêmicos, como forma de estimular o seu desenvolvimento intelectual e sua criatividade.

Apresentação

 

Através da observação e análise da vivência acadêmica do Curso de Relações Internacionais notou-se a ausência de uma publicação conduzida por acadêmicos que divulgasse os trabalhos acadêmicos e científicos das graduações e pós-graduações e dos demais profissionais da área e/ou áreas correlatas.

De igual importância, a concretização dessa publicação persegue o objetivo de estreitar os vínculos entre os cursos de pós-graduação e graduação em Relações Internacionais. Dessaforma, a Revista Acadêmica de Relações Internacionais pretende ocupar o locus interativo entre pesquisa e extensão, tão necessário para a concretização dos estudos empíricos desta referida área.

Objetiva-se, através desse projeto, consolidar e estimular a prática de pesquisa e elaboração de textos críticos aptos à publicação para o intercâmbio de ideias criativas e propostas edificantes na área de Relações Internacionais. A falta de veículos dispostos a incentivar e publicar a produção de artigos e ensaios escritos por graduandos e pós-graduandos contribui para perpetuar deficiências da formação acadêmico/intelectual desses alunos e afastá-los dos problemas empíricos da sociedade em que o estudante atua.

Como graduandos e pós-graduandos, esperamos construir uma revista que esteja dentro dos padrões exigidos para os periódicos científicos em termos de normalização e qualidade, o que deve acontecer sem nos afastarmos de nossa proposta, que visa privilegiar a produção teórico-analítica dos acadêmicos, como forma de estimular o seu desenvolvimento intelectual e sua criatividade.

Portanto, a Revista Acadêmica de Relações Internacionais (RARI), sendo veículo de difusão do conhecimento científico, tem como objetivos primordiais:

  1. divulgar a produção dos discentes dos cursos de graduação e pós-graduaçãoem Relações Internacionais, ademais de cursos com afinidade, sendo também aberto aos autores vinculados a outras instituições nacionais ou estrangeiras;
  1. publicar produções acadêmicas de comprovada relevância científico-profissional nas áreas de competência das relações internacionais, sociologia, história, ciência política, filosofia, direito e economia, tendo como eixo central as relações internacionais;
  1. apoiar e promover, quando possível, eventos que possam resultar em material significativo para a revista;
  1. fomentar o intercâmbio com periódicos e corpos editoriais de outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres e;
  1.  manter versão eletrônica, com acesso público e gratuito aos textos integrais, em seu sítio www.rari.ufsc.br e trabalhar para angariar os recursos necessários para viabilização de uma versão impressa da RARI.

Apresentação

Através da observação e análise da vivência acadêmica do Curso de Relações Internacionais, notou-se a ausência de uma publicação que divulgue os trabalhos científicos e as criações dos alunos de graduação e demais profissionais da área. Dessa forma, reuniu-se um grupo de graduandos do Curso de Relações Internacionais, no ano de 2009, que resolveu produzir uma Revista, de cunho científico/acadêmico, destinada à publicação de trabalhos inéditos, científicos e/ou artigos sobre as relações internacionais (pesquisa bibliográfica), sem fins lucrativos.

A contribuição do projeto para o conhecimento é de grande relevância, tendo em vista, a difusão científico/acadêmica de obras e trabalhos de alunos, professores, escritores e pesquisadores, em âmbito regional, nacional e internacional. Visa-se, assim, o intercâmbio de idéias e produções, na área de Relações Internacionais, com o objetivo de enriquecer e fomentar essa área do conhecimento, fortalecendo e destacando a imagem do Curso de Graduação em Relações Internacionais da UFSC, perante a sociedade científica e as instituições acadêmicas.

Visamos, através desse projeto, consolidar a prática de pesquisa e de elaboração de textos críticos aptos à publicação e o intercâmbio de idéias criativas e propostas edificadoras. A falta de veículos dispostos a incentivar e publicar a produção de artigos e ensaios escritos por graduandos contribui para as deficiências da formação acadêmico/intelectual desses alunos. Tais problemas, se não prejudicam a graduação, são detectados posteriormente, quando o graduado tenta dar continuidade à sua permanência na academia, nos cursos de pós-graduação ou como pesquisador.

Nós, como graduandos e sedentos de conhecimento e realizações, esperamos edificar uma revista que esteja dentro dos padrões que um bom periódico científico exige, em termos de normalização e qualidade, entretanto, isso deve acontecer sem nos afastarmos de nossa proposta, privilegiando a produção teórica dos acadêmicos, como forma de estimular o seu desenvolvimento intelectual e sua criatividade.