Normas Técnicas

Normas técnicas

O projeto visa ser um Periódico de Publicação seriada, quadrimestral. A revista será virtual, sendo confeccionada no formato de sítio dinâmico, com ancoras, contendo todas as informações necessárias aos autores e leitores. Haverá também a versão na íntegra, de cada volume, disponibilizada no sítio, para descarga.

A Revista será registrada no Centro Brasileiro do ISSN (Internacional Standard Serial Number), que é um número identificador aceito internacionalmente, usado para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. Seu uso é definido pela norma técnica internacional da Internacional Standards Organization ISSO 3297. Logo após o lançamento do primeiro volume, teremos o nosso ISSN, registrado no sítio. A Revita Agenda Internacional também se compromete em registrar-se à base de dados da Qualis/CAPES, em breve.

A Revista atenderá a todas as Normas Técnicas exigidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), segundo as NBRs (Normas Brasileiras). Serão observadas as Normas de Editoração, de Publicação de Artigos, de Referências Bibliográficas, de Citações e demais itens necessários à confecção e publicação de uma Revista Científica. Seguem abaixo as principais NBRs:

  1. NBR6022 de 2003: Normalização para artigo científico
  2. NBR6023 de 2002: Elaboração de referências
  3. NBR6024 de 2003: Numeração progressiva das seções de um documento
  4. NBR6028 de 2003: Resumos
  5. NBR10520 de 2002: Informação e documentação: citação em documento

As especificações técnicas da revista são:

Sítio dinâmico, atualizado por um administrador, composto principalmente pelas linguagens php, css e html, bem como a utilização do banco de dados mysql. Será, inicialmente, hospedado no servidor da UFSC e terá o endereço www.raint.ufsc.br

Resenhas de livros, comunicações de pesquisa, ensaios e outros textos, deverão ter, no mínimo, 02 páginas, ou seja, umas 900 palavras, e no máximo, 05 páginas, 2.300 palavras, aproximadamente.

Artigos científicos deverão conter, no mínimo, 05 páginas ou próximo de 2.300 palavras, e no máximo 50 páginas, aproximadamente 23.000 palavras. (podemos deixar sem limite)

Os trabalhos devem ser digitados com o processador de texto BrOficce ou MS Office Word e conter a seguinte formatação:

  1. Fonte da letra Times New Roman;
  2. Tamanho 12;
  3. Espaçamento entre linhas 1,5;
  4. Citações com mais de 3 linhas devem ter recuo de 04 cm da margem esquerda e não devem apresentar recuo na margem direita e nem aspas e devem ter um espaçamento duplo, do corpo do texto. A fonte da citação deve ser menor que o corpo do texto (tamanho 09) e o espaçamento entre as linhas deve ser simples;
  5. Citações com até 3 linhas podem aparecer no corpo do texto e devem apresentar aspas;
  6. Palavras estrangeiras escritas em itálico;
  7. Os títulos devem ser apresentados em negrito;
  8. Título e subtítulo devem figurar na pagina de abertura, no alto, escritos na língua do texto e em inglês. O título deve ser centralizado, em letras maiúsculas e em negrito.
  9. Nome completo do(s) autor (es) na forma direta, acompanhados de um breve currículo que o(s) qualifique na área do artigo.

10.  O currículo: nome da instituição de origem, informação sobre a atual situação acadêmica do autor (se é graduando ou graduado), incluindo endereço (e-mail) para contato, deve aparecer em nota de rodapé.

11.  Resumo na língua do texto: O resumo deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 100 palavras. Não deve conter citações.

12.  Resumo na língua inglesa (abstract): obrigatório em todos os textos (caso a língua em que o texto for escrito, seja o inglês, o resumo principal deve ser escrito na língua do texto e o resumo secundário, em português). OBS: se um trabalho for escrito em outra língua, que não o inglês nem o português, deverá apresentar resumo e palavras-chave em três línguas: a língua do texto, o português e o inglês.

13.  Palavras-chave na língua do texto: elemento obrigatório deve figurar abaixo do resumo, antecedidas da expressão: Palavras-chave.

14.  Palavras-chave na língua inglesa: elemento obrigatório deve figurar abaixo do resumo em inglês, antecedidas da expressão: Keywords.

15.  Introdução: Na introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado.

16.  Desenvolvimento: parte principal e mais extensa do trabalho deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. Divide-se em seções e subseções conforme a NBR 6024, 2003. Os títulos de cada seção devem ser apresentados em negrito.

17.  Conclusões: as conclusões devem responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses; devem ser breves podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros; para artigos de revisão deve-se excluir material, método e resultados.

18.  Notas explicativas: a numeração das notas é feita em algarismos arábicos, sobrescritos no fim da palavra ou expressão dentro do texto, em ordem seqüencial, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração em cada página. As notas explicativas, restritas ao mínimo, deverão ser apresentadas no rodapé, com fonte 8.

19.  Referências: Elemento obrigatório constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023, 2000);

20.  Glossário: elemento opcional elaborado em ordem alfabética;

21.  Apêndices: Elemento opcional. “Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal”.(NBR14724, 2002, p.2);

22.  As ilustrações (quadros, figuras, fotos etc) deverão ser enviadas em arquivos separados, claramente identificadas (ex: Figura 1, Figura 2 etc), indicando o texto e o local (espaço) onde devem ser inseridas. Sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência do texto, em algarismos arábicos, do respectivo título, a ilustração deve figurar o mais próximo possível do texto a que se refere. Conforme o IBGE (1993) as tabelas devem ter um número em algarismo arábico, seqüencial, inscritos na parte superior da tabela, a esquerda da página, precedida da palavra Tabela. Exemplo: Tabela 5 ou Tabela 3.5. A fonte deve ser colocada imediatamente em baixo da tabela para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte.

23.  Indicativo de seção: O Indicativo Numérico da seção precede o título [da seção] alinhado à esquerda. “Não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título”.(NBR 6024, 2003, p.2). Os títulos e subtítulos de cada seção devem estar sem adentramento e numerados em número arábico – apenas a primeira letra do subtítulo deve ser maiúscula.

24.  Fonte: Conforme a NBR 14724, 2002, deve-se usar a fonte 12 para o texto e para as referências. Para as citações longas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas usar tamanho menor.

25.  As referências bibliográficas, digitadas em ordem alfabética no final do texto, devem seguir a NBR6023.